Carla Veríssimo cria site para se dar a conhecer e ao seu trabalho.

Carla Veríssimo cria site para se dar a conhecer e ao seu trabalho| http://cavverissimo.wix.com/carlaverissimo

18/05/04

crónica sobre a vida de estudante

Aula de Fisiologia Animal Complementar (mais conhecida por FAC) (mas bem que podia ser FUCK); 14.30;
Forma simples de um Receptor: célula nervosa com ramificações para a superfície do corpo... (e já não apanhei o resto)
... (uso reticências para quando não apanho o que os Professores dizem)
Corpúsculos de Meissner (é assim que se escreve; acabo de ver nas folhas mal fotocopiadas no Editorial): sensações de tacto fino.
Mais fundo na pele há receptores de Ruffini (a Salvadora da Pátria dos Aflitos é Rufino, se calhar vem daqui); e mais fundo temos os de Passini (nas folhas vem Pacinian corpuscle).
...
Receptores especializados para estímulos de natureza química (esqueci-me de referir, que além das reticências, uso MUITAS abreviaturas, e numa situação normal, este texto ocuparia menos de 1/3 do espaço [é como na cadeira de Avasculares em que o pecíolo tem de grossura menos de 1/2 mm de diâmetro, na entrada 24a e mais de 1/2mm na entrada 24b. Já agora memorizem isto: 1,3,13,14,99, e quando descobrirem o que é avisem! Prémio para a pessoa mais rápida: ... não sei (e desta vez não são reticências para quando não apanho)...]): gosto e olfacto.
Neurónios bipolares: ...
Lâmina pp do conj., c/ tec froxo, típica ds axónios bipolars (só para terem uma ideia real das abreviaturas)
...
Íris: com vasos sanguíneos dispostos radialmente; tecido conjuntivo com capacidade de acumular pigmentos; e com um orifício central - a pupila (sim, o preto dos vossos olhos não existe; é mesmo um buraco, que afinal não aumenta ou diminui; porque quem aumenta ou diminui é a íris. [é mais ou menos como dizermos que o Sol se põe e nasce, quando na realidade nunca sai do sítio])
Olhos vermelhos, por incrível que pareça não quer dizer que tenham andado a fumar certo tipo de substâncias, mas sim que Não têm Capacidade de Acumular Pigmento!!
...
ora serrata...
...
Retina cega: c/2camads d cels
... Vitamina A, da cenoura, para se formarem pigmentos visuais, para podermos continuar a ver...
Receptores auditivos: Ouvido Externo...; Ouvido Médio, com ar lá dentro; Ouvido Interno, com células nervosas, anéis semi-circulares, vestíbulo e cóclea. No vestíbulo há grãos de Carbonato de Cálcio (a típica areia que temos nas nossas cabeças) (uns com mais do que outros...)
... o escape é na zona do caracol... (ainda bem, que além de loira, tenho areia na cabeça e caracóis no cabelo... o que quer dizer que sou uma pessoa normal, com tudo no sítio...)
... ~~modilo~~ (~~ é o que uso para sublinhar as palavras que não percebo)
... mesmo se a estimulação for contínua faz mal... (N.B.: matéria lecionada numa aula de FUCK)
E baseada em algo que editaram num Blog, no outro dia: “Quem disse que era giro estudar Biologia?”. Eu gosto, mas às vezes....

Sem comentários: